quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aterrado ganha coleta seletiva de lixo

Matéria publicada no Jornal A Voz da Cidade, 19 de Setembro de 2009

COLUNA PELAS CIDADES
Volta Redonda

A partir da próxima semana, o bairro Aterrado terá um grande avanço na área ambiental. Um convênio entre a Associação de Moradores e Amigos do Comércio do Aterrado(AMACA) e a empresa de manejos de resíduos sólidos e líquidos, RECICLAGEM BEIRA RIO,permitirá a implantação de projetos de coleta seletiva de lixo seco como plásticos, metais, papéis e vidros. A iniciativa beneficia os bairros Santa Cruz e Jardim Paraíba. Este último foi palco há dois meses para o projeto piloto realizado juntamente com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Segundo a gerente do projeto de coleta da Reciclagem Beira Rio, Adriane Costa, existe um interesse de expandir a iniciativa para outros bairros da cidade. " Dos 5.564 municípios brasileiros, somente 7% possuem coleta seletiva de lixo. Isso significa apenas 389 cidades manipulam os resíduos sólidos e líquidos de forma correta e segura", comentou.

A primeira etapa do projeto consiste na conscientização dos próprios clientes através de palestras como compostagem caseira para melhor controle da decomposição de materiais orgânicos. Os participantes também ganham direito a uma vaga na oficina de culinária e recebem mensalmente brindes com desinfetantes e sacos de lixo que serão utilizados na próxima fase: a separação do lixo e a coleta propriamente dita. A empresa, por enquanto, só recolhe materiais inorgânicos e também faz a separação do material coletado.

De acordo com a gerente do projeto, os sistemas de educação ambiental implantados em um bairro ou cidade não podem seguir padrões rígidos. " Com o crescimento do consumo da classe e os avanços tecnológicos, estamos gerando muitos resíduos, alguns deles tóxicos irreversíveis ou de difícil degradação, mas sempre poluentes, se tornando uma ameaça cada vez mais séria ao planeta. O aspecto sociocultural do lixo na casa de uma pessoa dá para traçar um perfil de consumo, de aspectos nutricionais e de rotina de vida de uma pessoa", concluiu.

Os moradores interessados nos serviços prestados pela Reciclagem Beira Rio devem enviar um e-mail com dados para : reciclagembeirario@gmail.com, ou entrar em contato através do telefone (24) 8839-6944, e falar com Adriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário