quinta-feira, 28 de maio de 2009

Clube Foto Filatélico se transforma em ponto de cultura de Volta Redonda


Clube Foto Filatélico se transforma
em Ponto de Cultura
Ministério da Cultura financiará durante três anos o projeto

“A fotografia como inclusão social”

O Clube Foto se destacou entre os mais de mil projetos da região e transformou em Ponto de Cultura, conforme divulgado no 22 de Maio de 2009, no site oficial do Minc - Ministério da Cultura. Essa grande conquista para Volta Redonda tem com objetivo de fomentar a inclusão de alunos da rede municipal e estadual de ensino no universo da fotografia, ampliando seu conhecimento, sua criatividade e o seu olhar fotográfico através de aulas técnicas e práticas, com exposições, palestras e concursos de fotografia.

- Tornou-se num PONTO DE CULTURA é um fato importantíssimo para o Clube Foto Filatélico. Estamos a partir de agora credenciados pelo Ministério de Cultura e pela Secretária de Estado a ensinar as artes fotográficas para as diversas camadas sociais e retornar os olhos dos voltarredondenses para o Clube, que por décadas as difundiu para o Brasil. Receber a chancela e o aval dos governos Federal e Estadual para atuarmos em conjunto, interligando a grande teia cultural que se transformou a partir do programa Mais Cultura, é motivo de muito orgulho para nós, declara Kika Monnteiro – primeira mulher presidente da entidade e há menos de três anos no cargo.

O projeto apresentará cursos de fotografia digital, analógica e revelação preto&branco, além de exposição fotográficas, palestras com profissionais da área, além de um concurso fotográfico ao final de cada ano.

Segundo Ângela do Bem, diretora de fotografia do Clube e responsável técnica pelo projeto, a iniciativa de inscrever o projeto no Programa Mais Cultura surgiu a partir de contatos com outros pontos de cultura. “Visualizamos a possibilidade de resgatar a história da própria entidade, que tem por finalidade difundir as artes fotográficas e culturais. Nas décadas de 60, 70 e 80 era comum a sua participação em eventos nacionais e internacionais ligados à fotografia. Por isso a importância de retornar os cursos, exposições, palestras e concursos de fotografia, que necessitavam de reestruturação e sustentabilidade”, explica.

A idéia da diretoria é manter viva não só a história do Clube Foto, como a própria história da cidade. “Acreditamos que iremos alcançar nosso objetivo através da grande presença de alunos das escolas públicas, bem como da comunidade em geral, que poderão utilizar de um espaço físico privilegiado para desenvolver esta e outras iniciativas de projetos culturais existentes em nossa região”, ressalta Leslie Assis, diretora social da entidade.

Para Kika Monnteiro, ser ponto de Cultura traduz a importância da entidade para Volta Redonda, demonstra que as honras e glórias vividas no passado são hoje recompensadas em forma de reconhecimento e incentivo. “Agiremos com bastante determinação para fazer o melhor e mais uma vez registrar na história a contribuição do Clube Foto para a preservação da memória da cidade e a valorização da fotografia regional”, conclui a presidente.

Maiores informações:
Kika Monnteiro-(24) 9976-7757// 3342-6450
Angela( 24) 9976-7725

Um comentário:

  1. Olá, sou de VR e gostaria de fazer um curso de fotografia digital. Gostaria de saber se o CFFNVR disponibiliza algum curso no momento?
    Meu email é: guedesoicram@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir